Janeiro Verde – Mês da prevenção do Câncer de Colo Uterino

A campanha mundial JANEIRO VERDE é dedicada a conscientizar e alertar a população feminina sobre a prevenção ao câncer de colo do útero.

Também chamado de câncer cervical, a doença é a mais frequente entre os cânceres que afetam o aparelho ginecológico feminino, perdendo apenas para os cânceres de mama e colo retal. No Brasil é a quarta causa de morte de mulheres por câncer.

Conheça os fatores de risco do câncer de colo do útero

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV), uma doença sexualmente transmissível (DST).  Os tipos HPV16 e o HPV18 são os mais vinculados ao desenvolvimento deste câncer e estão presentes em cerca de 70% dos casos.

A vacina contra o HPV é uma das ferramentas para a prevenção ao câncer de colo do útero, além do uso de preservativo nas relações sexuais.

O exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolaou) é a principal estratégia para a detecção de lesões e o diagnóstico da doença em fase inicial e deve ser realizado periodicamente.


Pin It on Pinterest