História

A Sogipa foi fundada em 1.º de outubro de 1952, a partir de reunião na Maternidade Victor do Amaral e tendo inspiração nos resultados de um grupo de trabalho denominado “Atheneu de Obstetrícia e Ginecologia”, que reunia alguns renomados professores e profissionais da área de Curitiba, incluindo Victor Ferreira do Amaral Filho, Victor do Amaral, Fany e Oscar Eisengard, Dante Luiz Junior, Eduardo Virmond de Lima, Hamilton Calderari Leal, Moysés Pacionrik, Lauro Wolf Valente e Abdon Pacheco do Nascimento, que viria a ser presidente do CRM-PR.

Uma comissão integrada pelos médicos Celso Valério, Arnaldo de Araújo, Domício Pereira da Costa, Dante Luiz Jr., Juvêncio Soares da Silva foi encarregada de redigir os estatutos, aprovados na sessão ordinária de 20 de outubro de 1952. A primeira diretoria eleita para o biênio 52-53, teve como presidente o Prof. Victor do Amaral Filho e como presidente de honra o Prof. Miguel Isaacson. Moyses Paciornik assumiu como secretário; Lauro Valente como tesoureiro e Abdon Pacheco como orador.

A sessão inaugural de instalação da Sogipa foi realizada no dia 30 de novembro de 1952, tendo como convidados conferencistas os Prof. Octávio Rodrigues Lima, do Rio de Janeiro, e Hubert de Watteville, da Universidade de Genebra, Suíça. Os dois conferencistas receberam os primeiros diplomas de sócios honorários da sociedade. Na admissão como associado era exigida a apresentação de um trabalho científico inédito e dependia de aprovação pela diretoria e plenária. A sede social ficou por longo tempo instalada numa das dependências da Maternidade Victor do Amaral, depois em sala na Praça Zacarias e, após a inauguração da Maternidade do Hospital das Clínicas, suas reuniões passaram a se realizar no 4º andar do prédio e também na Associação Médica do Paraná, na Policlínica Garcez do Nascimento e na Faculdade de Medicina (Praça Santos Andrade). Há alguns anos ganhou sua moderna sede na Rua Buenos Aires.

Pin It on Pinterest