Palestras abordam pandemia e o uso de EPIs para profissionais de saúde – CRM-Pr

Palestras abordam pandemia e o uso de EPIs para profissionais de saúde

Atividade conjunta do CRM-PR e Coren ocorreu na tarde de segunda-feira (30); vídeo já está à disposição no Portal, a exemplo da atividade do dia 19 com atualizações sobre a doença

O projeto de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou das 16 às 18h de segunda-feira, 30, atividade conjunta com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PR) com atualizações de informações sobre a pandemia do novo coronavírus e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As palestras foram realizadas por videoconferência do auditório do CRM-PR em Curitiba, com transmissão pelo YouTube e Facebook, com alcance de várias centenas de profissionais de saúde, em sua maioria médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de estudantes. Em determinados momentos, mais de 600 pessoas estiveram conectadas simultaneamente.

Palestra da Dra. Acácia Nasr, da Epidemiologia da Sesa. (Foto: CRM-PR)

As palestras foram conduzidas pela médica e professora da UFPR, Dra. Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná; pela Dra. Patrícia Capelo, chefe da Divisão da Vigilância Sanitária da SESA; e pelo Dr. Akihito Urdiales, médico cirurgião do trauma do Hospital do Trabalhador e cirurgião de emergência do Hospital de Clínicas da UFPR. Eles apresentaram imagens e vídeos com importantes orientações aos profissionais e também responderam questionamentos dos internautas, com mediação das conselheiras Cecília Vasconcelos e Laura Moeller.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Conselho de Medicina, Roberto Issamu Yosida, que aproveitou para cumprimentar todos os profissionais de saúde, voluntários e trabalhadores de atividades essenciais que neste momento estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia do Covid-19. Também destacou a importância da parceria com o Coren para bem orientar a todos envolvidos na mobilização, lembrando a atividade realizada na noite de 19 de março, com mais esclarecimentos sobre o novo coronavírus e cujo vídeo está disponível no Portal do CRM (confira aqui).

A presidente do Coren/PR, Enfermeira Simone Aparecida Peruzzo, também compôs a mesa de abertura das palestras, igualmente destacando o engajamento dos profissionais de saúde na causa comum em prol da saúde da população e de ser fundamental a realização de atividades que possam melhor instruir e atualizar a todos.

No início desta semana, o Conselho Federal de Medicina lançou uma plataforma em seu portal em que médicos podem informar sobre falta de EPIs e eventuais falhas na infraestrutura de atendimento em todos os serviços do país, contribuindo para o alerta às autoridades e medidas imediatas para assegurar a proteção dos profissionais.

A atividade com atualização de informações sobre a pandemia e utilização de EPIs realizada na tarde de segunda-feira (30) pode ser conferida pelo YouTube ou Facebook.


Pin It on Pinterest