Janeiro Verde – Mês de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero

Neste mês de janeiro a Sogipa reforça a importância da Campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer de Colo de Útero. Também chamado de câncer cervical, a doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).

De acordo com to Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população 🧍‍♀️ feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. A presidente da Sogipa, Dra. Acácia Nasr, 💬 explica que a patologia tem o desenvolvimento lento e em fase inicial costuma não apresentar sintomas. Por isso é importante consultar o 👩‍⚕️👨‍⚕️ médico ginecologista periodicamente e realizar os exames de rotina anualmente.

💚 Prevenção

O uso de preservativo durante a relação sexual e a 💉vacinação contra HPV, em conjunto com os exames preventivos (como o Papanicolaou e a Colposcopia), são importantes ferramentas na prevenção do câncer de colo do útero. Todas as 👭 mulheres, mesmo as vacinadas, devem fazer o exame preventivo periodicamente (a partir do início da vida sexual), pois a vacina não protege contra todos os tipos de HPV.

Atualmente o SUS disponibiliza a 💉 imunização para 👧 meninas e 🧒 meninos de 9 a 14 anos, com esquema de duas doses e intervalo de seis meses entre as vacinas. Grupos especiais, como pessoas com imunodeficiência causada pelo HIV, devem seguir orientações específicas. Para mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até 45 anos de idade.


Pin It on Pinterest