Galeria de fotos da Jornada Sogipa de PTGI

No dia 22 e 23 de março de 2024 a Sogipa em parceria com a UFPR realizou a Jornada de SOGIPA de Patologia do Trato Genital Inferior e o Curso Prático de Microscopia em Ginecologia no Biopark em Toledo. O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde – Gabriela Almeida Kucharski, do Diretor da 20ª Regional de Saúde (Toledo) da Secretaria Estadual de Saúde, da Diretoria da Sogipa e alunos e médicos de Toledo e região. Foram abordados temas como a Vacinação, Infecções no Trato Genital Inferior, Atualidades no diagnóstico e tratamento das doenças de vulva, Eubiose e disbiose vaginal e os critérios diagnósticos das vulvovaginites com Prática de microscópio – Hands On. A Jornada agrega conhecimento à formação dos acadêmicos da medicina e a contribuem para troca de experiências entre os médicos ginecologistas e obstetras segundo a Diretora da Sogipa Naura Tonin Angonese.

O papilomavírus humano (HPV) é o causador da infecção de transmissão sexual mais comum no mundo explicou a Dra Dulcimary Dias Bittencourt. A infecção pelo HPV pode comprometer tanto a pele como as mucosas, causando as verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e cânceres de colo de útero, vulva, vagina e ânus.

A OMS lançou em 2020 a Estratégia Global para acelerar eliminação do colo uterino como meta de atingir 90% das meninas vacinadas até os 15 anos de idade, 70% de mulheres rastreadas com teste de alta efetividade com 35 a 45 anos de idade e 90% das lesões precursoras e câncer invasivo tratados. Para a Diretora Científica da Sogipa, Dra Rita Maira Zanine, atingir as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde até 2030 só será possível com a detecção precoce das Patologias do Trato Genital Inferior com tratamento eficaz para evitar a progressão para Condições mais grave. As estratégias de prevenção, como a vacina contra o HPV e o rastreamento do câncer de colo de útero, devem ser reforçadas, e esta Jornada da Sogipa marca a descentralização das ações da Sogipa, com interiorização do conhecimento baseado em evidencias científicas, discussão de casos e prática clínica, Acácia Nasr- Presidente da Sogipa.


Pin It on Pinterest