Histórico


SOGIPA - FUNDAÇÃO E PRIMEIRA DIRETORIA

 

A sociedade médica, que trabalhava nas equipes de atendimento de alguns hospitais de Curitiba, reunia amigos para discutir temas gineco-obstétricos que lhes traziam dúvidas, ou que estavam em desenvolvimento, ou em pesquisa nos Centros Médicos, ou Universidades de renome. Primeiro, como embrião de uma sociedade de fato, surgiu o "Atheneu de Obstetrícia e Ginecologia". Nele, em reuniões semanais, discutiam-se os casos clínicos e a conduta dos internamentos ocorridos no Hospital Maternidade Victor do Amaral. Os assistentes das duas disciplinas, Obstetrícia, pertencente a Cátedra do Professor Dr. Victor Ferreira do Amaral e SILVA e Ginecologia, pertencente ao Professor Dr. Miguel Isaacson, que faziam seus atendimentos clínicos no Hospital Victor do Amaral ou na Santa Casa de Misericórdia, participavam das reuniões. Freqüentavam também as reuniões do Atheneu parteiras, paramédicos, clínicos e cirurgiões que à época faziam atendimentos de Obstetrícia e Ginecologia, entre eles os doutores J. VIEIRA DE ALENCAR, Juvêncio S. da SILVA, Victor do AMARAL FILHO, Adalberto Scherer Sobrinho, Armando Petrelli, Celso VALÉRIO, Paulo A. A. CAMARGO, Domício P. da COSTA e todo corpo clínico da Maternidade Victor do Amaral, integrado pelos doutores Milton F. do AMARAL, Arnaldo de ARAÚJO, Jayme B. Guelmann, Vicente de Barros LEMOS, Victor do A. GUTIERREZ, Renan MACHADO, Lívio A. GULIN, Albino Farracha de CASTRO, Lauro W. VALENTE, Irineu ANTUNES, Fanny F. Aisengart, Alvir B. ZILLI, Affonso M. ENNES, entre outros.


Em 1º de outubro de 1952, às 11 horas, no anfiteatro do Hospital – Maternidade Victor do Amaral, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, foi fundada a Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná-SOGIPA.


Estudar e discutir assuntos relacionados com a Obstetrícia e a Ginecologia; elevar o nível cultural dentro das especialidades, promovendo o espírito associativo de seus componentes; promover certames nacionais, estaduais ou internacionais e instituir prêmios para trabalhos dentro das especialidades, eram as finalidades da Sociedade, recém criada. Trinta e oito sócios fundadores, assinaram a ata da fundação, em reunião presidida pelo Prof. Victor do Amaral Filho e secretariada pelo Dr. Celso VALÉRIO:


Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná

Sócios Fundadores:

Aisengart, Fanny F.
Aisengart, Oscar
AMARAL FILHO, Victor do
AMARAL, Milton do
ARAÚJO, Arnaldo
BARROS, Mário
BARROS LEMOS, Vicente
BELTRÃO, Linneu T.
BITTENCOURT DE PAULA, Antonio
CAMARGO, Antonio J. Ribeiro de
CAMARGO, Paulo de
CASTRO, Albino Farracha de
COSTA, Domício Pereira da
CHARQUETTI, Percival
D'ALÓ JR., Attilio
DANIACKI, Simão
ENNES, Affonso Meirelles
FARIA, Aristeu
GHEUR NETO, François
GUTIERREZ, Victor do A.
Luiz Jr., Dante
LEAL, Hamilton Calderari
LIMA, Eduardo Virmond de
LOCHER, Walfrido
MACHADO, Renan
MAINGUÊ, Walmir
NASCIMENTO, Abdon P. do
PACIORNIK, Moyses
RAIZ, Beila
RISKALLA, Wadih
ROMANÓ, Gastão A.
SANTOS, Ruy
SANTOS, Clovis
SCARAMUZZA, Mario J.
SILVA, Juvêncio Soares da
VALENTE, Lauro Wolff
VALÉRIO
, Celso
ZILLI, Alvir Brambilla


Uma comissão integrada pelos médicos Celso Valério, Arnaldo de Araújo, Domício Pereira da Costa, Dante Luiz Jr., Juvêncio Soares da Silva foi encarregada de redigir os estatutos, aprovados na sessão ordinária de 20 de outubro de 1952.


Pelo capítulo II, artigo 13º do Regimento Interno, ficara estabelecido que para admissão de sócios efetivos seria exigido do candidato a comprovação de ter sido diplomado e de exercer as atividades médicas, em clínicas especializadas, em Obstetrícia ou Ginecologia.


Primeira Diretoria – 1952-1953


Presidente de Honra

Prof. Dr. Miguel ISAACSON


Presidente:

Prof. Victor do AMARAL FILHO


1º Secretário:

Dr. Moyses Paciornik


1º Tesoureiro:

Dr. Lauro W. Valente


Orador:

Dr. Abdon Pacheco Nascimento


Comissão de Obstetrícia:

Dr. Celso Valério - Dr. Arnaldo ARAÚJO


Patrono

Prof. Victor Ferreira do AMARAL E SILVA


Vice Presidente:

Dr. Paulo Afonso de CAMARGO


2º Secretário:

Dr. Alvir Brambilla ZILLI


2º Tesoureiro:

Dr. Ruy SANTOS


Bibliotecário:

Dr. Percival CHARQUETTI


Comissão de Ginecologia:

Dr. Mário de BARROS - Dr. Gastão A. ROMANÓ


A sessão inaugural de instalação da SOGIPA, foi realizada dia 30 de novembro de 1952, tendo como convidados conferencistas os Professores Dr. Octávio RODRIGUES LIMA do Rio de Janeiro e o Dr. Hubert de Watteville da Universidade de Genebra, Suíça. Os dois conferencistas receberam os primeiros diplomas de sócios honorários da SOGIPA.


Na admissão como associado, era exigido apresentar um trabalho inédito. Além do mais a proposta de admissão deveria ser estudada e aprovada pela Diretoria e ratificada em plenário
.


Sua sede social ficou por longo tempo instalada numa das dependências da Maternidade Victor do Amaral, depois em sala na Praça Zacarias e após a inauguração da Maternidade do Hospital das Clínicas, suas reuniões passaram a se realizar no 4º andar daquela Maternidade. Algumas reuniões solenes foram realizadas nos auditórios da Associação Médica do Paraná no Edifício Nilo Cairo, Policlínica Garcez do Nascimento, da Rua Ébano Pereira, 114, e da Faculdade de Medicina prédio da Praça Santos Andrade, em Curitiba.


Sua sede foi transferida para a Biblioteca da Maternidade do Hospital de Clínicas – 4º andar, em 1965, com integral apoio e aquiescência do Prof. Victor do Amaral Filho.






Filiada à: febrasgo




 

 

Revista

revista sogipa
Em breve os sócios poderão acessar todas as edições da revista da SOGIPA.