10/11/2016
Entrevista Sobre o XVIII Congresso Sulbrasileiro de GO e III Congresso de Mastologia com o Prof. Dr. Mario Julio Franco.

 

Durante o XVIII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia e III Congresso Sul-Brasileiro de Mastologia, realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 27 e 29 de outubro, muitos temas relevantes e atuais foram debatidos e apresentados. “Microcefalia e Zika Vírus: problema de saúde pública” foi um deles. O palestrante Dr. Mário Júlio Franco, de Santa Catarina, concedeu entrevista à SOGIPA após a sua palestra. Confira:

 

1- Tudo o que se tem sobre o tema ainda é muito novo, o que o senhor tentou passar na sua palestra?

A idéia foi mostrar que ainda há muita coisa a ser descoberta por conta da evolução natural do vírus na natureza. Então assim há um padrão em surtos, a gente não sabe quando vai ter um novo surto e se nesta nova condição estas mães terão algum tipo de melhor imunidade contra o vírus. Pode até ser que a gente não tenha mais microcefalia. É difícil, mas pode acontecer.

 

2- Qual a importância desta discussão no Congresso?

Eu acho que a importância é que você pode transferir esta informação para o maior número de pessoas. Nossos colegas são formadores de opinião, então como o nosso país é muito grande, falar em um congresso que reuniu três estados é como falar em área ou em população, para metade da Europa comparativamente. Então isso é muito importante na propagação e disseminação destes conceitos e dos conhecimentos.

 

3- Como o senhor avalia a escolha dos temas que estão no congresso desta edição?

Eu acho que houve muito carinho da comissão organizadora e da comissão científica em promover palestras que realmente tenham um cunho de bastante interesse para a saúde pública, para as nossas comunidades. Então acho que este é o objetivo. Troca de informação sem qualquer ingerência política. Basicamente informação sem também ser uma medicina hermética apenas para os professores. Uma medicina que é disseminada para a população e não para acadêmicos da faculdade. Então acho muito importante e acho que eles foram muito felizes na escolha dos temas.

 

4- O que o senhor leva para Santa Catarina?

Saudades (risos). Foi ótimo o congresso. Foi ótimo o encontro.

 


<< Voltar





Filiada à: febrasgo